"Encheu-se-lhe a fantasia de tudo que estava nos livros..."

"E assim, do pouco dormir e do muito ler se lhe secou o cérebro, de maneira que chegou a perder o juízo."

"e assentou-se-lhe de tal modo na imaginação ser verdade tôda aquela máquina de sonhadas invenções que lia,
que para êle não havia história mais certa no mundo."

- Don Quixote de La Mancha, Miguel de Cervantes Saavedra




quinta-feira, dezembro 10, 2009

A saga da casa própria

Desde Setembro deste ano tenho me empenhado para conseguir, enfim, a minha casinha!
Como não tenho dinheiro para comprar uma casa à vista, minhas opções se resumiam em buscar um financiamento. Ponto. A questão era: qual financiamento buscar?
Hoje temos um leque diversificado de financiamentos para casa própria, todos com taxas de juros acessíveis, se levarmos em consideração os juros para esse tipo de financiamento há 5 anos atrás.
A maioria dos bancos apresentam esse tipo de financiamento para seus clientes, como uma forma de buscar mais clientes e fidelizá-los.
Eu optei pelo financiamento mais comum e com taxas de juros mais baixas: o financimanto da casa própria pela caixa econômica federal.

Como disse, desde Setembro deste ano estou correndo atrás disso... é mesmo bastante enrolado!
Os passos são fáceis, você marca uma entrevista na caixa para iniciar todo o processo,  depois desta entrevista a caixa pode demorar até 15 dias úteis para te dar o retorno se o empréstimo no valor pedido foi aprovado ou não.
Sendo aprovado, você deve pagar a taxa da visita do engenheiro e aguardar que o mesmo vá até o imóvel que está sendo comprado para avaliar as condições e se estão de acordo com as exigências da caixa para esse tipo de plano habitacional. Isso leva também alguns dias, pois depende da disponibilidade do engenheiro, e depois da vista, o engenheiro pode levar até 4 dias úteis para a entrega do laudo na caixa.
Se tudo estiver ok com a casa e o laudo for positivo, chegou a hora de marcar a data para assinatura do contrato. Mais uma porção de taxas a serem pagas por você, feliz comprador!

Contrato assinado, o dinheiro é depositado na conta do vendedor, mas fica bloqueado para  saque ou movimentação até que o contrato volte aprovado pelo cartório de imóveis, que tem até 30 dias úteis para passar a escritura da casa para o seu nome. Ah! A taxa do cartório gira em torno de 1 a 1,5% do valor financiado.

O contrato liberado pelo cartório, a caixa tem até 48h para liberar a grana da casa para o vendedor e aí é por sua conta!!!




2 comentários:

  1. Ahh eu não passei por isso ainda, mas minha mãe já passou e eu estava lá vendo tudo! por todo esse mesmo processo que vc explicou ai!
    hahuahuauhaauh
    espero que de tudo certo!!! Vai comprar a casa aonde?

    ResponderExcluir
  2. Oi Stela! Comprei a casa em Sta Rita do Sapucaí! Muito linda a minha casa!!! rsrs
    Quando aparecer por essas "bandas" de cá, venha fazer uma visita! ^^

    Abraços

    ResponderExcluir

Me visitou? Deixe sua marquinha!!! =^^=